segunda-feira, 27 de abril de 2015

Saint-Emilion

Em nosso último dia em Bordeaux, fomos visitar Saint-Emilion. Compramos as passagens de trem no Centro Comercial próximo ao hotel e fomos para a estação de tram.
São cerca de 40 minutos de viagem, num trem bem confortável, passando por muitos vinhedos. Chegando lá, seguimos as indicações de "Cité Medieval" e andamos uns 15 minutos, ou mais, já que paramos muitas vezes para admirar a paisagem e tirar fotos.

A cidadezinha é muito bonita, com ruas de pedra, lojas de vinhos, restaurantes e ruínas. Fomos em direção ao escritório de turismo, subindo pelas ladeiras ou "tertres". A subida é bem difícil e algumas pedras são escorregadias. O dia estava bonito e com muito sol, na chuva deve ser mais difícil subir.


Chegamos ao platô onde fica o escritório de turismo e ele estava fechado para almoço. Então fomos a igreja Monolite que domina a paisagem. De lá enxergamos toda a cidade, inclusive um restaurante que fica bem embaixo. Resolvemos almoçar lá.


Depois do almoço, fomos explorar um pouco mais e encontramos o ponto de partida de um trenzinho que leva a um passeio pelos vinhedos. Com 3 euros a mais, poderíamos visitar uma cave. Fizemos um passeio bem gostoso pelos vinhedos e descemos na vinícola. Um senhor nos esperava e nos levou para conhecer os arredores e o interior da cave. No início, ele perguntou de onde vinham os visitantes. A maioria era francês mesmo. Quando dissemos que vínhamos do Brasil, ele se espantou e disse que, se tínhamos entendido a pergunta, entenderíamos sua explicação. Até que entendemos bem mesmo. No final da visita houve uma degustação e alguns compraram vinhos para levar.



De volta para a cidadezinha, passamos no escritório de turismo, mas já não haveria mais visitas guiadas naquele dia. Passeamos mais um pouco e chegamos na Tour du Roy, onde subimos os sombrios degraus de pedra e chegamos a uma vista privilegiada dos arredores.


Tínhamos comprado as passagens de volta com horário em aberto e resolvemos tentar pegar o próximo trem. Fizemos a caminhada de volta mais rapidamente, acompanhados de vários grupos que faziam o mesmo. Conseguimos chegar e pegar o trem para voltar a Bordeaux. O passeio foi rápido, mas muito interessante.

Um comentário:

  1. Digitei um comentário mas sumiu na hora de logar....snif...mas amei os relatos e vou usar com certeza! Bjuss

    ResponderExcluir