sábado, 18 de maio de 2013

Eu amo brócolis!

Certo, não precisa mandar me internar, não. Eu entendo que muita gente não gosta dessa verdura, mas eu tenho uma opinião totalmente diferente. Acho que é uma verdura com um sabor diferente, que tem muita personalidade, sabe? :)
Talos, folhas e buquês de brócolis,
prontos para serem usados ou congelados
E também tem o lado da comfort food: bolinhos de brócolis era a comida que a gente sempre pedia para minha mãe fazer. Nada mais é do que os buquezinhos envolvidos por uma massinha (ovo, farinha, água ou leite) e fritos. Fica uma delícia.
Mas eu sempre me incomodava de comprar um maço de brócolis e só aproveitar os buquês. Era coisa de aproveitar 30% do que eu comprava. Além do lado econômico, me incomodava jogar as folhas e talos fora.
Porém, a gente vai vivendo e aprendendo. Através principalmente da Internet (e blogs ótimos como os da Neide: come-se.blogspot.com e da Sandra: papacapimveg.com) aprendi que a gente pode aproveitar os talos e as folhas de diversas verduras. Ah, como eu não pensei nisso antes? As folhas são muito parecidas com a da couve, de um verde escuro lindo e muito saborosas. E os talinhos são suculentos e participam com louvor de uma sopa de legumes ou de um arroz à grega, por exemplo.
Por isso, hoje resolvi mostrar as fotos de um maço de brócolis após ser "processado". Esqueci de tirar a foto do "antes", mas acho que mesmo assim dá para ter uma ideia.
O que vou jogar fora desta vez, 
porque eu *ainda* não faço compostagem
Vou pegar os buquês maiores e mais bonitos para fazer bolinhos (huuuumm), os menores vou congelar para fazer um risoto outro dia, os talos já estão picadinhos e serão congelados e as folhas já estão indo para a panela para serem refogadas! Enfim, um maço de brócolis e quatro utilizações diferentes para uma verdura que, além de ser deliciosa, faz muito bem para a saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário